SEO Checklist

Instalar o Google Analytics

Esta ferramenta vai ajudar a compreender o comportamento do visitante no site de modo a que possa afinar as suas campanhas de marketing.

Link externo: http://google.com/analytics

Adicione o seu site no Google Search e Bing Webmaster Tools

Esta ferramenta permite ver como o site está a comportar-se nos motores de busca Google e Bing. Permite entre outras coisas ver o estado do índice e palavras chaves mais ativas. Permite também carregar o sitemap do site, para uma indexação mais rápida e precisa. 

Link externo: https://www.google.com/webmasters/

Link externo: https://www.bing.com/toolbox/webmaster

Teste a velocidade do seu website

Não é um factor principal para a indexação, mas em keywords mais concorridas, a velocidade a que a página carrega é um factor importante.

Link externo: https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

Site Responsivo

O site deve estar desenvolvido de modo a que o utilizador tenha a melhor experiência em todos os equipamentos.

Link externo: https://search.google.com/test/mobile-friendly

Ligações inexistentes

Verifique se o seu site tem links para páginas que já não existem. Erros 404 e 505 podem penalizar a indexação global do site.

Link externo: https://www.google.com/webmasters/

Link externo: https://www.screamingfrog.co.uk/seo-spider/

Validar o HTML e CSS

É uma otimização que pode acelerar o carregamento do site no browser e esta verificação é um bom procedimento para detetar erros. Pode utilizar o HTML validator,  CSS validator e o Mobile code validator.

Link externo: https://validator.w3.org/

Link externo: https://jigsaw.w3.org/css-validator/

Link externo: https://www.w3.org/2016/11/mobile-checker-disabled/

Criar e carregar um Sitemap.xml

O sitemap pode ser carregado para o Google Search Console e Bing Webmaster Tools.

Link externo: https://www.xml-sitemaps.com/

Verifique o seu servidor web.

Verifique se o seu site está alojado num servidor marcado com spam. https://mxtoolbox.com/blacklists.aspx

Instale um certificado SSL

Este procedimento encripta os dados que são enviados e recebidos entre o seu computador e o servidor remoto. Proteja o seu site e os seus utilizadores.

Faça um estudo de keywords

Determine quais os termos mais utilizados para procurar sites semelhantes ao seus. Cada página do seu site tem uma mensagem específica, logo deve ter um estudo personalizado. Essas keywords devem estar nos metadados, no título, nos conteúdos, o máximo de vezes possível. O Adwords Keyword Planner ajuda-o a encontrar os termos para otimizar as páginas do seu site.

Link externo: https://adwords.google.com/

Optimização de URL

Os URLs das páginas do seu site devem identificar as keywords mais importantes da sua página. Em muitos casos, o próprio domínio da página é de importância para colocar os resultados no topo da pesquisa.

Título da página apelativa

O título da página deve incluir a keyword mais importante, mas deve também ser estimulante o suficiente para provocar no utilizador o clique. Páginas com um maior clickthrough rate (CTR) têm um posicionamento superior.

Meta Descrição

Tal como o título, a descrição precisa do mesmo tratamento. Deve incluir a keyword principal, mas provocar uma ação por parte do utilizador, aumentando o CTR da página.

Keyword presente nas tags H1 (use apenas 1)

Respeitar a ordem natural dos heading H1>H2>H3>etc, ajuda os algoritmos de indexação a catalogar a página, dando uma ordem de importância às keywords em cada uma dessas posições.

Adicione texto às suas páginas

Coloque no mínimo 100 palavras em cada página do seu site (mais é melhor). Construa conteúdo que inclua as keywords da página e que seja relevante.

Inclua o atributo ALT nos ficheiros multimédia

Os motores de busca quando encontram uma imagem, usam este atributo, entre outros, para determinar o que está retratado na imagem.

Crie ligações internas SEO-Friendly

Estas ligações podem ser utilizadas para reforçar as keywords da página para o qual o link aponta, aumentando a importância dessas keywords na procura.

Elimine conteúdo duplicado

O conteúdo duplicado pode prejudicar o ranking da página.

Disseminar a sua marca nas redes sociais

Crie um perfil no facebook, google plus, instagram, twitter. É importante disseminar o nome da sua marca no maior número de redes sociais possível. Aumente a sua reputação e a listagem do seu site.

Sobre o autor

A TalentScreen é uma empresa especializada na criação de site e criação de lojas online. Temos soluções para tornar os seus projetos realidade, desde a construção do web site, alojamento de qualidade e todo o software de gestão associado. Se necessitar de uma solução chave na mão contacte-nos!