Como inscrever a minha empresa no Google My Business

O Google My Business é uma ferramenta gratuita que pode ser usada para divulgar a sua empresa e atrair novos clientes. É uma ferramenta que destaca a sua informação, principalmente nas ferramentas de busca da Google. Segundo o Google, as empresas que usam este mecanismo têm o dobro de chance de conquistar a confiança dos utilizadores.

Como funciona o Google My Business?

Uma pergunta é unânime entre os empreendedores: como aparecer no Google? Afinal, todos querem dar mais visibilidade ao seu negócio, de preferência sem ter que pagar por isso. E a proposta do Google My Business é exatamente essa: ajudar as pessoas a encontrar a sua empresa por meio da pesquisa local.

Na prática funciona assim: você é dono de uma pizzaria e alguém a três quarteirões do seu estabelecimento quer pedir uma pizza. O objetivo do Google My Business é conectar você ao seu cliente. Afinal, quanto mais o Google for útil para os usuários, mais as pessoas irão usá-lo. Por isso, o Google My Business preocupa-se com a qualidade e relevância das informações que apresenta.

Conceito de proximidade

O Google My Business é um exemplo dessa preocupação da Google em proporcionar a melhor experiência possível para aos utilizadores. Por isso, a ferramenta usa o conceito Web 3.0, em que o contexto da procura influenciar os resultados da pesquisa. Isso explica o motivo da Google destacar os estabelecimentos mais próximos nos resultados de procura. É o chamado local search, ou procura local. E, essa preocupação em entender o utilizador vai mais além.

Quer um exemplo? Recentemente foi realizada o Campeonato do Mundo de Futebol, na Rússia. Quando alguém pesquisava sobre isso no Google Search, os resultados estavam diretamente relacionados com as novidades e resultados da competição, destacando os jogos e notícias sobre a selecção do país onde o utilizador se encontrava. Ou seja, a ferramenta entendia que o utilizador estava à procura de informações sobre os jogos, resultados, classificação dos países, etc. Se a mesma pesquisa for feita hoje o resultado é diferente, e a lista de resultados efectua uma abordagem mais histórica.

Uma aplicação prática do Google My Business: Um turista que estava na Rússia durante o Campeonato do Mundo e que pesquisou por “hotel”. Neste caso que o Google My Business entra em ação. Ao identificar a localização do utilizador, a ferramenta apresenta os hotéis e pousadas mais próximos, com uma breve descrição, endereço, localização no mapa, telefone para contato, horário de funcionamento, imagens e avaliação de clientes.

5 vantagens de usar o Google Meu Negócio

Uma das principais vantagens em adicionar a sua empresa ao Google My Business é aproximar os utilizador. Afinal, pode gerenciar o que será exibido sobre o seu estabelecimento e interagir diretamente com o público.

1. Divulgar a sua empresa gratuitamente

Não se esqueça de indicar a morada e telefone corretamente. Pode também inserir o horário de funcionamento (inclusive em feriados ou datas comemorativas). Aproveite para divulgar seu site e atrair novos visitantes para a sua página.

2. Atrair novos clientes

No Google My Business também é possível inserir fotos e vídeos, tanto da sua empresa, com dos seus produtos. Uma imagem vale mais que mil palavras. Portanto, aproveite essa oportunidade para atrair novos clientes. A ferramenta permite adicionar até um tour virtual.

3. Interagir com os clientes

Outra vantagem do Google My Business é a possibilidade de interagir diretamente com quem pesquisa sobre a sua empresa. A ferramenta envia notificações de novos comentários e você pode responder diretamente, estabelecendo uma conversa com seu público.

4. Visualizar relatórios completos

O Google My Business também oferece diversos insights sobre como os clientes interagem com a sua empresa na web. É possível ter acesso a relatórios sobre as ações dos usuários, tais como: quantos clicaram no site, traçaram uma rota para chegar até sua empresa ou ligaram, entre outras informações.

5. Publicar promoções

Que tal criar ações específicas para o Google My Business? A ferramenta permite publicar ofertas, promoções, ações sazonais ou lançamento de novos produtos. É mais uma alternativa para despertar o interesse das pessoas pela sua empresa.

Como inscrever a sua empresa no Google My Business

Não perca a oportunidade de publicitar a sua empresa gratuitamente. Siga todos os passos abaixo para inscrever sua empresa no Google My Business:

  1. Crie uma conta no Gmail (é através desta conta que vai administrar todas as informações);
  2. Acesse a página Google My Business e clicar em “Começar Agora”;
  3. Siga as instruções (é um processo simples e intuitivo);
  4. Insira todas as informações e confirme a sua empresa no Google My Business;
  5. Aguarde o envio do código “pin” (demora cerca de duas semanas após confirmação);

Quando receber o código Pin

  1. Faça login no Google My Business e localize o botão inserir o “pin”.
  2. Aguarde alguns dias para a sua empresa começar a aparecer (em média demora 15 dias);
  3. Acompanhe o painel de métricas e análise;
  4. Promova melhorias e atualizações regulares.
  5. Se tiver alguma dificuldade pode sempre recorrer às secção de perguntas frequentes ou participar no fórum de ajuda do Google My Business.

Sobre o autor

A TalentScreen é uma empresa especializada na criação de site e criação de lojas online. Temos soluções para tornar os seus projetos realidade, desde a construção do web site, alojamento de qualidade e todo o software de gestão associado. Se necessitar de uma solução chave na mão contacte-nos!