Como detetar um perfil falso no Facebook

Infelizmente, o Facebook tem um problema importante com o spam. Há tantas contas Facebook falsas que é ridículo. Estima-se que, entre 20% a 30% dos perfis são falsos. As pessoas usam essas contas para gostos falsos, comentários falsos, opiniões falsas, etc, mas também para atividades ilícitas.

Mas o que é realmente interessante é que a questão se perpetua. Alguém que cria uma conta falsa para gostar de páginas ou deixar comentários, na verdade tem que gostar de outros perfis (também falsos), deixar comentários noutros perfis, ou seja, interagir com os outros perfis, caso contrário a conta será excluída pelo Facebook.

Aqui está um guia sobre como detectar uma conta falsa no Facebook.

A foto

Uma das maneiras mais fáceis de determinar que uma conta do Facebook é falsa é examinando a foto. Muitas vezes, no caso de contas falsas, usam uma foto de perfil que copiaram de outro sítio online.

Como descobrir se a foto foi “emprestada”? É simples, basta ativar a Pesquisa de imagens do Google, depois baixe a foto de perfil da página do Facebook que você suspeita ser falsa. Arraste e solte essa foto na barra de Pesquisa de imagens do Google e clique no botão Pesquisar. Se a foto é de uma conta falsa do Facebook, essa foto vai aparecer em outros sites na internet para além do Facebook, e muito provavelmente com um nome diferente.



O número de fotos


A lógica aqui é simples. Os seus amigos do Facebook são reais. Muitos deles colocam fotos ao longo do tempo. Alguns deles até colocam demais… Eles colocam fotos dos seus filhos, dos seus familiares, memes engraçados, etc. Os utilizadores falsos raramente publicam muitas fotos.

Se suspeita que um utilizador do Facebook é falso, verifique o fluxo de fotos associado à conta. Se houver apenas algumas fotos, e a conta é bastante antiga, então a probabilidade de a conta ser falsa é alta.

O número de amigos

Quantos utilizadores do Facebook seus conhecidos têm contas com milhares de amigos? A resposta é, não muitos. Por outro lado, se a conta tiver apenas alguns amigos ou zero, isso também é um sinal.

Se vir uma conta do Facebook com milhares de amigos (ou menos de 10), a conta pode ser falsa. No entanto, existem alguns utilizadores reais do Facebook que têm mesmo muitos amigos (ou muitos poucos), por isso não tire conclusões precipitadas apenas por este facto.

Atividade recente


A maioria das pessoas que estão no Facebook compartilham uma característica comum: usam o Facebook regularmente.

Se suspeitar que um perfil do Facebook é falso, verifique a atividade recente no mural do utilizador. Se o utilizador partilhar várias atividades de tempos a tempos, adicionar fotos e for referido por outros amigos, muito provavelmente é uma conta real. Por outro lado, se a cronologia estiver vazia de qualquer tipo de atividade, provavelmente está a visitar uma conta falsa do Facebook.

Amigos em comum


Receber um pedido de amizade no Facebook de alguém que não conhece é um cartão amarelo. E se ainda por cima não existem amigos em comum, é um cartão vermelho e expulsão directa, usando uma referência ao futebol!

Por vezes recebemos pedidos de pessoas, que apesar de não as conhecermos, partilham amigos em comum. Deverá sempre decidir com cuidado se aceita ou não a amizade, mas nunca é boa ideia aceitar amizade nas situações em que:

1) alguém que você não conhece e 2) alguém que não compartilha amigos consigo. Se ambas as situações forem verdadeiras, é um sinal de que você está recebendo um pedido de amizade de um perfil falso.

Biografia estranha

Quando clica no link do Facebook de alguém, você pode ver uma breve biografia sobre o utilizador no lado esquerdo da página. Se a informação parece suspeita, é um sinal de que a conta é uma falsificação.

Por exemplo, se alguém afirma ter nascido em Cape Cod, Massachusetts, mas foi à escola em Mumbai, na Índia, e agora trabalha para uma oficina de reparação de carros em Tulsa, Oklahoma, então você tem uma boa razão para suspeitar dessa conta.

Não responde a mensagens


Se acha que uma conta do Facebook pode ser falsa, envie uma mensagem privada ao utilizador. Pergunte de onde se conhecem, por exemplo. Se não receber resposta, a conta pode ser uma falsificação. Pelo menos é um indicador de que aceitar a amizade não será produtivo.

Por quê? Porque as contas do Facebook falsas são muitas vezes criadas por robots que não enviam ou respondem a mensagens privadas. A falta de resposta às mensagens é uma excelente maneira de determinar se uma conta do Facebook é falsa.

Os Perigos de amigos falsos no Facebook

As contas falsas são tipicamente usadas ​​para fins de marketing online, mas podem ser usadas para outros fins mais sinistros, como chantagem online. Nunca entre numa sessão de webchat com um utilizador que não conhece pessoalmente, nem divulgue informação pessoal. Proteja a sua identidade, dados pessoais, voz e imagem de utilizadores que desconhece. Todas estas informações podem ser usadas para o prejudicar, e mesmo, roubar a sua identidade.

Felizmente, com algum cuidado, os perfis falsos são bastante fáceis de detetar. Com um pouco de cuidado,  e investigação online, você pode determinar rapidamente se uma conta do Facebook é falsa e denunciá-la às autoridades apropriadas.

Sobre o autor

A TalentScreen é uma empresa especializada na criação de site e criação de lojas online. Temos soluções para tornar os seus projetos realidade, desde a construção do web site, alojamento de qualidade e todo o software de gestão associado. Se necessitar de uma solução chave na mão contacte-nos!