6 Coisas Que Precisa Saber Antes De Criar Um Website WordPress

O WordPress é uma ferramenta fantástica para criar um site profissional em uma fração do custo do web design tradicional. Mas é fácil cometer erros que lhe custam tempo, dinheiro e muita paciência. Este guia irá ajudá-lo a definir o tipo de site WordPress que precisa e os erros que não deve cometer.

1. WordPress não é apenas para criação de blogs

O WordPress começou como uma plataforma de blogs, mas tornou-se o principal sistema de gestão de conteúdo do mundo. Hoje, 26% dos sites em funcionamento na internet são sites WordPress.

O sucesso deve-se ao facto de facilitar a gestão de um site profissional e totalmente funcional, com uma fração do custo de usar um web designer / programador tradicional. O WordPress coloca o controle nas mãos do proprietário da empresa, em vez de especialistas em TI caros. Ele oferece milhares de modelos de design (temas) e recursos (plugins) para criar websites personalizados de todas as formas e tamanhos, para todos os sectores de atividade.

2. Há muitas mais coisas no WordPress do que pensa

Comecemos pelo princípio. Para trabalhar com o WordPress, precisa primeiro de entender o que o WordPress é:

Software de fonte aberta disponível para qualquer pessoa gratuitamente em WordPress.org

No seu núcleo, o WordPress é um software informático que oferece uma plataforma para criação e gestão de sites e blogs. É conhecido como um ‘CMS’ – Content Management System (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo). É de código aberto, o que significa que o software é desenvolvido e gerido por uma comunidade de milhares de programadores, e não por uma única empresa. Isso cria uma enorme versatilidade e grande diversidade nos modelos de design disponíveis (temas) e funcionalidades (plugins). Ainda melhor é o facto de ser software livre, disponível para qualquer pessoa baixar e instalar a partir do website WordPress.org.

3. Cuidado com o mito de que o WordPress é gratuíto

Embora qualquer pessoa possa baixar o software, para usá-lo, precisa de duas coisas: um nome de domínio para o seu site; e um lugar para armazená-lo e executá-lo. Você precisa de uma empresa de alojamento de sites, pois eles fornecem espaço num servidor para armazenar e executar seu site.

A TalentScreen dispõem dos mais recentes servidores otimizados para a instalação de sites WordPress, fornecendo aos seus clientes, também, o serviço de registo de domínios.

4. Você não precisa ser um informático para ter um website WordPress

A vantagem do WordPress é que você pode gerir o site sem ter conhecimento de programação. Necessita apenas de ter cuidados com as atualizações do seu site de modo a que esteja sempre protegido contra malware.

Mas, assim como com qualquer outro software, quando você faz login no backoffice do WordPress, você é notificado das atualizações disponíveis, e eles ocorrem com um clique de um botão.

Veja o nosso artigo sobre como gerir o seu website WordPress.

O WordPress também possui uma ampla comunidade de suporte ativa. Se precisar de ajuda, é fácil de encontrar guias de solução de problemas passo a passo, em fóruns de suporte ou na pesquisa do Google. Sendo um sistema usado globalmente na internet, também em Portugal é fácil encontrar ajuda online e profissionais especializados no WordPress.

5. WordPress tem desvantagens

Embora, para os mais de 70 milhões de utilizadores do WordPress, os benefícios ultrapassam em muito quaisquer desvantagens. Fique por dentro das 3 principais desvantagens do WordPress.

Faça Você Mesmo (Do It Yourself). O WordPress é a opção DIY para ter um site. Para economizar dinheiro em web designers e desenvolvedores, você assume o trabalho de gestão e investe o seu tempo na curva de aprendizagem. Para centenas de milhares de utilizadores do WordPress, este é um processo divertido e gratificante. A possibilidade de gerir os conteúdos, colocar novas fotografias, sem precisar de outsourcing. Você é a sua equipa de webmastering.

Solução ‘Off The Shelf’ VS. Design Dedicado. Embora o uso de temas e plugins pré-definidos para criar o site seja a solução mais rápida, económica e fácil, perde a essência da criação de um web design único, adaptado à sua marca, criado a partir do zero. A customização de temas e plugins leva o seu tempo e pode afetar a performance do site e, por isso, só está acessível a programadores experientes. Vale a pena referir que hoje em dia os temas são cada vez mais direcionados às necessidades de setores específicos, como a restauração, e por isso, os compromissos no design estão a diminuir.

O mesmo design. Com tantos websites na internet, existe a preocupação de que um site baseado num determinado tema não se destaque. É possível, mas improvável, pois existem milhares de temas para escolher, cada um facilmente personalizável com o seu esquema de cores, imagens e conteúdo. A primeira impressão criada por um site profissional rápido e funcional, irá importar muito mais para seus potenciais clientes do que o facto de ser um site único que nunca visitou. Existem razões específicas de navegabilidade para a forma como os temas são construídos. Elas assentam na experiência dos web designers e criam temas que, quando bem aplicados em sites, tornam o WordPress numa arma de vendas imparável.

6. Escolher a empresa de alojamento web certa é um factor muito importante

Existem preços para todos os bolsos. Mas existem diferenças, por vezes pequenas, que podem tornar o seu site WordPress num sucesso, ou num inferno.

Qual o Melhor preço? E quais as melhores características?

Os nossos clientes nunca se preocupam com estes fatores, pois ajudamos sempre a encontrar a melhor solução de alojamento, baseada nos recursos que o site WordPress necessita.  Aliamos a preocupação do preço à necessidade de ter um site rápido e seguro, nunca esquecendo a assistência técnica permanente. O conselho e apoio com que pode contar vem de profissionais que entendem e preocupam-se com a sua perspetiva e necessidades. Utilizamos tecnologias em que você pode confiar para ter um site rápido, fiável, seguro e fácil de gerir. 

Em última análise, precisa de saber que existe sempre alguém pronto a ajudar, sempre que precisa, mesmo que não esteja disposto a pagar por níveis de serviço VIP.

Sobre o autor

A TalentScreen é uma empresa especializada na criação de site e criação de lojas online. Temos soluções para tornar os seus projetos realidade, desde a construção do web site, alojamento de qualidade e todo o software de gestão associado. Se necessitar de uma solução chave na mão contacte-nos!